Casa nos Saltos

O projecto Casa nos Saltos desenha-se sobre um terreno de forma rectangular, localizado no Monte, a cerca de 450m do mar. Confronta com um arruamento a Norte, outro a Nascente, e dois lotes vazios a Poente e Sul. A vista para Sul é soberba, sobre a baía do Funchal. A casa é acedida a Nascente, pelo Caminho dos Saltos, e emerge num só piso com volumes de diferentes alturas, semienterrada a Norte.

A vista não era efectivamente um requisito dos clientes, mas a possibilidade da casa desenvolver-se num só piso seduziu-os. Devido à orografia da ilha as oportunidades de construir casas térreas são raras.

A entrada está localizada entre os dois primeiros volumes, seguida por um hall que é pontuado por um lanternim na cobertura. Por sua vez o hall conecta o corredor que percorre toda a moradia de Nascente a Poente, e que culmina num espaço também iluminado por um lanternim na cobertura. O segundo hall, que despoleta a rotação do último volume da composição. Um pequeno pátio rasga-se, para Sul, neste acto.

O corredor é a charneira entre os espaços de estadia (a Sul) e os espaços de serviços (a Norte). De nascente para poente, percorremos o volume do estacionamento (estacionamento e arrumos), o social (sala de jantar, sala de estar, cozinha e apendre), o dos quartos (três quartos, casas de banho, lavandaria e estendal no exterior), com destaque para a suite (quarto, walk-in closet, casa de banho e alpendre), que é o último e cuja geometria fá-lo destacar-se.

A volumetria convoca, no exterior, uma baía encabeçada pelos volumes mais altos (suite e social), cujos cantos são roídos por alpendres. Ao centro está a piscina que junta as duas geometrias da composição.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

 

Projeto

Casa nos Saltos

Arquitectura

AA. Arquitectos

Construção

ConstruBatalha – Construções Unipessoal, Lda.

Fiscalização

DDN Gestão de Projectos

Projectos de Especialidades

Métodos B – Engenharia, Unipessoal Lda

Caixilharias

SAPA Building System Portugal

Paredes Exteriores

Fassa Bortolo – External Insulation System

Pavimento

Swiss Krono Grand Selection

Carpintarias

Efeitopretendido, Unipessoal Lda

Equipamentos Sanitários

MFPG-Balneum – Toilets and washbasin

Sanitana – Indústria de Sanitários, S.A.

Torneiras

Bruma – Flowing art

Acessórios

JNF Architectural Hardware;

Revestimentos Cerâmicos

MFPG-Balneum – Blanc Calacatta Natural

Ceramico Exterior

MFPG-Balneum – Cinca – Stone Cut

Deck Exterior – MFPG-Balneum – CDeck composite decking by IHT

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE