Casa para uma Artista foi-nos solicitado pelos nossos clientes, uma artista que trabalha com cerâmica e mosaicos e um músico reformado que em tempos andou em digressão com B.B. King, decidiram construir a sua nova casa no Alto da Ajuda, um bairro da classe operária construído nos anos 30. Apesar da sua proximidade com o centro de Lisboa, a zona mantém uma certa atmosfera de aldeia, com pequenos lotes de casas de dois andares com jardins orientados para o rio. Embora as restrições de planeamento locais tenham ditado a forma exterior e o aspecto da casa, esta foi a nossa segunda tentativa de criar experiências espaciais sobrepostas dentro de um invólucro comum, dando aos habitantes uma sequência de espaços inesperados.
A cave acomoda o estúdio da artista, um espaço bruto com um pé direito alto e uma clarabóia com 10m de comprimento, que proporciona luz constante ao longo do dia. Adjacente à cave existe um espaço escondido, uma sala de música com uma janela para a piscina.
O piso térreo é um quadrado perfeito, 10x10m, um espaço generoso com grandes janelas que abrem em três direcções. Todas as áreas sociais estão perfeitamente organizadas neste espaço, proporcionando uma atmosfera viva e generosa. O piso é ligeiramente afundado em relação ao terreno, criando uma escala invulgar no interior e transformando os parapeitos das janelas em bancos.
Três quartos estão dispostos numa de uma forma tradicional no primeiro andar. No andar de cima, por baixo do telhado, encontra-se um loft com vistas magníficas sobre o rio e o mar. A paleta de materiais seleccionados – pavimentos de alumínio polido, uma variedade de madeiras, vernizes, betão e uma variedade de estuques pigmentados de cor especialmente produzidos para o projecto – destinavam-se a acentuar as diferenças entre cada pavimento.
A construção teve início após a candidatura de Portugal a uma ajuda do FMI e, tal como outros projectos contemporâneos, quaisquer elementos superficiais foram removidos, deixando uma arquitectura crua e elementar. Comprado no início da construção, o mármore da piscina age como uma memória de outras possibilidades, transformando a sala de música num lugar mágico.
https://www.instagram.com/extrastudio
https://www.facebook.com/extrastudioarchitecture
https://www.instagram.com/husantossilva/
Projeto
Casa para uma Artista
Localização
Lisboa, Portugal
Cliente
Privado
Programa
Moradia unifamiliar
Arquitectura
extrastudio
Equipa
João Caldeira Ferrão, João Costa Ribeiro, Sónia Oliveira (chefe de projecto), Madalena Atouguia, Rui de Jesus, Daniela Freire, Rita Rodrigues
Arquitectura Paisagista
Oficina dos Jardins
Consultores
PRPC Engenheiros lda (fundações e estruturas)
Ohmsor Instalações Especiais lda (águas, drenagens, instalações eléctricas, dados, térmica, acústica e gás)
Construção
Sequeira e Serra lda
Fotografias
Hugo Santos Silva
Área
340m2
Ano
2017