Ceuta Terrace

Ceuta Terrace – A Rua de Ceuta constitui uma resposta Moderna à vivência da cidade. Desenvolvida no Plano Regulador do Porto, em 1952, com o traço de Arménio Losa, que defendeu a construção de uma avenida moderna, adotando o modelo “rua-corredor”, onde se mantem o respeito pela escala da malha urbana e do edificado preexistente, com as novas ruas a construir. Inserido neste enquadramento, o projeto dos arquitetos Arménio Losa e Cassiano Barbosa, respeita os alinhamentos e as cérceas dos edifícios adjacentes. O terreno, de perímetro triangular, forma um ângulo entre uma rua pré-existente e a nova avenida, reunindo o classicismo dos edifícios em altura da Rua da Picaria com o modernismo da Rua de Ceuta. Desta forma são estruturados dois volumes distintos que formam uma aresta e resolvem com subtileza esse encontro.

Na fachada está presente o racionalismo arquitetónico, pautado pela métrica dos elementos de betão e das grelhas de ensombramento que estabelecem uma modulação rigorosa que se transpõe para o interior. O programa original do edifício Edíficio Soares & Irmão (1950-55) responde à conciliação do trabalho com o habitar. A habitação ocupa os três últimos pisos do edifício e é neles que se concentra a nossa intervenção. No seu interior existe um grande terraço, no piso da cobertura, que substitui o logradouro inexistente. As duas entradas, feitas em níveis diferentes, reservam o acesso do público à parte reservada do edifício.

Perante este património arquitetónico, pretendeu-se que a proposta dialogasse com o desenho original, respeitando a organização não só de planta, como de fachada, recuperando e mantendo maioritariamente os materiais originais, como o marmorite, o mármore e a madeira. Como resposta às necessidades atuais da cidade do Porto, nomeadamente no que respeita, a um público de turismo específico direcionado para famílias, desenvolvemos o projeto de arquitetura.

O projeto Ceuta Terrace conta com oito unidades de habitação que se distribuem nos dois pisos, com entrada pelo piso intermédio. A remodelação e a adaptação da habitação, mantêm a estrutura existente. Desta forma, as quatro unidades voltadas para a Rua de Ceuta, que possibilitam alojar até 3 pessoas, mantiveram as mesmas características dos quartos originais. As duas unidades voltadas para o interior do quarteirão foram intervencionadas de forma a alojar uma família até 5 pessoas. A mesma lotação foi conseguida na unidade de remate do gaveto no piso 7 cujo desenho manteve o quarto original do anterior proprietário. A oitava unidade localizada no remate do piso 8 foi desenvolvida como um quarto de exceção, com uma varanda privada sobre a Rua de Ceuta e a casa de banho foi colocada no interior dum caixilho pré-existente. Este espaço destina-se uma família de 4 pessoas. No último piso desenvolvemos o rooftop, como espaço comum destinado aos hospedes. A sua configuração foi adaptada à pala de cobertura existente, criando uma zona para refeições e bar que se estende pelo terraço com vistas para a cidade. Os interiores foram desenhados ao estilo da época com linhas limpas e depuradas, materiais, formas e cores, onde a funcionalidade se torna o elemento chave.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Ceuta Terrace

Localização
Porto

Cliente
Privado

Arquitetura
ABprojectos 🔗

Fotografias
Arménio Teixeira

Data de Projecto – Construção
2018-2021

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE