DrySuit – Fitness Center

A estratégia utilizada para o projeto DrySuit – Fitness Center apresentado foi criar um edifício que efetivasse respostas alternativas, tendo em vista o mínimo custo possível. Objectivo cumprido, conseguindo-se um valor de construção inferior a 350 €/m2. Recorreu-se a um método construtivo em aço leve com revestimento em cortiça, que permitiu rapidez de execução. Pretendeu-se potenciar a integração do edifício na paisagem, cuja forma resultou de pequenas torções que constroem a curva em movimentos integrados na curva já existente no terreno.

O material do pavimento interior foi fabricado com a terra do local, e exemplifica a tentativa de  economizar recursos. Acentuou-se e potenciou-se a atmosfera local e a integração na paisagem através da mistura de texturas – revestimento de cortiça e os pinheiros; e mistura de formas – envidraçado e árvores.

Pode-se comparar o conceito do edifício à ideia de um fato seco, térmico e impermeável para salvação no mar, um último recurso. O fato seco –Drysuit- salva o naufrago “num ambiente hostil através da proteção ambiental por meio de isolamento e exclusão de água”. Da mesma forma, o edifício com revestimento de cortiça – seco, econômico e impermeável, viabilizou a construção sustentável, sendo que este método construtivo dispensa quase por completo o uso de água. Tal como um fato seco permite flutuar e salvar vidas no mar, este edifício foi um exercício em tempo limitado, que propôs materiais alternativos, optimizou recursos energéticos naturais, salva(guarda)ndo-se, assim, a viabilidade e concretização do edifício.

Acima de tudo destacamos esta obra como um exercício de procura de respostas ainda não testadas, materiais alternativos, sistemas construtivos econômicos, fazendo confluir a solução para uma resposta objectiva e incisiva a problemas e condicionantes específicos.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

DrySuit – Fitness Center

 

Localização

Figueira da Foz, Portugal

 

Arquitetura

Jorge Bártolo Arquitetos

 

Arquitetos Responsáveis

Jorge Bártolo, Isa Clara Neves

Fabricantes

AMOP Lda, Arquitectura Luz & Led. Lda, Betão liz, Biroll, Carpifoz, Isocor Sofalca, Sanindusa, Tacha, Terras de Portugal

Fotografias

José Campos

 

Área
400 m²

 

Ano
2016

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE