O projeto Edifício Industrial em Viana do Castelo, consiste numa nova unidade industrial em Lanheses, Viana do Castelo, é composto por dois volumes aparentemente autónomos e de cérceas distintas. O primeiro volume – uma grande nave industrial/armazenagem/zonas técnicas com uma pala que protege a zona de expedição. O segundo volume – zona social e administrativa, composta por 2 pisos acima da cota de soleira e que “desenha” o alçado principal do edifico.
A proposta concentra-se no volume principal bloco social e administrativo, optando-se por uma linguagem de arquitetura que dá unidade e continuidade ao conjunto. A pesquisa foca-se na “pele” do alçado principal, baseando-se na procura de um só material de revestimento (painel de betão pré-fabricado), que se adapta e uniformiza todas as situações e necessidades de projeto.
O alçado principal desenha-se através da repetição “lâminas” verticais em painel de betão pré-fabricado, assente numa matriz que define a solução. A “regra” impõem-se e compõem a linguagem principal do conjunto. Devido ao grande desenvolvimento do alçado principal, vão acontecendo vários pátios exteriores que, estrategicamente, “escavam” e desconstroem o volume. Este “jogo” de “cheio/vazio” cria uma maior flexibilidade e variedade no jogo de luz que se faz viver no interior do edifício.
A entrada principal do edifício compõem-se pelo desenho do foyer com pé-direito duplo e uma escada “suspensa”, que se assume como elemento principal deste espaço. A escada solta-se das paredes e laje e vem receber um volume solto, em betão, que nasce do pavimento e desenha os 3 primeiros degraus das escadas. Ambos os volumes não se tocam, criando um momento de tensão entre ambos.
Projeto
Edifício Industrial em Viana do Castelo
Localização
Parque Industrial de Lanheses, Viana do Castelo, Portugal
Arquitetura
Multiprojectus
Arquiteto Responsável
Arqt.º João Pinto de Sousa
Colaboradores
Arqt.º António Sousa
Arqt.ª Fernanda Araújo
Engenharia
Multiprojectus
Construtora
Garcia Garcia, SA
Fotografia
Ivo Tavares Studio