Escola Superior de Desporto de Melgaço

Categorias: Escolas

A nova Escola Superior de Desporto de Melgaço oferece uma experiência de aprendizagem numa atmosfera serena mas integrada na dinâmica de um campus desportivo.

O projeto para novo edifico da ESDM resulta de um concurso público lançado em 2008 pelo Município de Melgaço em conjunto com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Concebido como o principal núcleo pedagógico do Complexo Desportivo e de Lazer de Melgaço o novo edifício concentra as principais atividades de ensino, administração e áreas sociais do complexo.
Localizado na periferia da antiga vila de Melgaço, na fronteira norte entre Portugal e Espanha, o novo edifício da Escola Superior de Desporto oferece uma experiência de aprendizagem numa atmosfera serena mas integrada na dinâmica de um campus desportivo.
Com base numa composição geométrica simples e claramente articulada, a estratégia de projeto surge como uma resposta direta aos desafios criados por uma topografia difícil, um orçamento limitado e o desejo de alcançar uma integração equilibrada com a paisagem envolvente.
O projeto seguiu uma estratégia dialética distinguindo claramente as áreas sociais e administrativas do programa, concentradas no volume ancorado no terreno e revestido em concreto, das principais áreas pedagógicas localizadas no volume superior. Esta estratégia dialética não só permitiu uma evidente redução da escala do edifício, mas também foi decisiva para a definição da expressão do conjunto.
A interação entre o edifício e a paisagem circundante seguiu igualmente esta estratégia ao propor uma relação direta e transparente entre as principais áreas sociais, com grandes áreas envidraçadas sobre a paisagem rural envolvente, em oposição a um caráter mais introspectivo que caracteriza as principais áreas de ensino, os espaços de trabalho e biblioteca.
O projeto teve como objetivo importante desenvolver um edifício verdadeiramente sustentável recorrendo a um conjunto equilibrado de soluções passivas, como seja o uso extensivo de iluminação e ventilação natural, combinado com a utilização de materiais resistentes e de longa duração.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Arquitetos
Pedro Reis Arquitecto

Localização
Melgaço, Portugal

Área
5050.0 sqm

Ano do projeto
2014

Fotografias
José Campos | Architectural photography

Colaboradores
Nicola Tuan, Elisa Pegorin, Luis Ribeiro, Isabel Azevedo, Tiago Tomas, Ricardo Lima

Engenharia Estrutural
ARA – Alves Rodrigues & Associados, Lda

Consultoria
ACRIBIA – Projectos e Desenho Técnico, Lda

Paisagismo
Global2 – Inês Norton

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!

Margres Architecture Award

Saber mais »