– Os clientes pretendiam aumentar a capacidade dos seus escritórios atuais, com o objetivo de desenvolver novos projetos. Para isso, adquiriram um armazém com cerca de 279,00 m2 e com um pé-direito de 8,00m, que foi a base de todo o desafio.
O programa dos novos escritórios tinha de incluir seis gabinetes, duas zonas de trabalho, duas salas de reuniões, uma zona para funcionários, uma zona de estar, instalações sanitárias e arrumos. Pretendia-se espaços simples, para que a apropriação fosse assente na identidade própria dos novos projetos empresariais.
Um dos requisitos, era o máximo aproveitamento da luz natural proveniente da cobertura e do vão de janela existentes no alçado principal do armazém, de forma a que cada espaço nos dois pisos consumisse o máximo de luz natural possível. A aplicação do policarbonato nos diferentes espaços, garantiu a transmissibilidade da luz natural entre espaços e salvaguardou a privacidade individual inerente a cada espaço.
A utilização do policarbonato, permitiu um contato visual indireto de proximidade e cumplicidade entre os diferentes espaços.
As novas instalações, pretende introduzir um coletivo uniforme, onde os percursos disciplinam e os volumes confinam em zonas de trabalho e de lazer.
O projeto aspirou criar diferentes zonas de utilização sem distinguir e hierarquizar, para que todo o espaço fosse uniforme quanto a sua vivência, materialidade e forma.
https://www.facebook.com/arquitetovitorpimentao
https://www.instagram.com/eopconcept/
https://www.ivotavares.net
Projeto
Escritórios MA
Localização
Porto, Portugal
Arquitetura
Arquiteto responsável
Vitor Pimentão
Fotografias
Área total construída (m2)
501,40 m2
Ano de conclusão da obra
2021