O projecto Estoril 153 procura resolver o remate entre duas ruas de afectação predominantemente terciária, através da criação de um volume de embasamento à cota da Avenida Aida, sobre o qual assentam outros dois exclusivamente habitacionais: o Corpo A, com cinco pisos, assegura a continuidade da frente urbana da Rua Mello e Sousa, apresentando-se como um volume orientado para o mar, onde as varandas e os terraços potenciam infinitas vistas sobre o horizonte; o Corpo B, com três pisos, pontua o acesso pedonal ao condomínio, orientado a nascente para os jardins do Casino do Estoril, funcionando como uma grande varanda suspensa sobre estes, que tomam o papel do pulmão verde do condomínio.
O verde da vegetação e o azul do mar estiveram na base que motivou o posicionamento dos dois blocos que compõem o Estoril 153. É neste contexto que se explica a sua relação e posicionamento em relação à base comum onde ambos assentam. O Bloco B com a sua cor bordeaux pretende dar continuidade cromática ao edifício confinante a Norte, e o cinza do Bloco A permite uma aproximação à cor do céu em dias de nevoeiro característicos destes locais de veraneio, sendo também a cor da pedra predominante nesta zona, o “Azulino de Cascais”.
Se por um lado a proximidade do mar é estimulante e agradável, por outro, ela provoca uma rápida degradação nas construções. Surge assim a necessidade de conceber e optar por um sistema de fachada ventilada que evite esse desgaste e consequentemente anule ao máximo a existência de pontes térmicas que levam a um aumento significativo do consumo de energia, aliado a escolhas de revestimentos de pavimentos, e mecanismos de obscurecimento.
https://humbertoconde.com
http://www.ultimasreportagens.com
Projeto
Estoril 153
Localização
Estoril
Promotor
Urbecaste
Autor
Humberto Conde
Colaboradores
Paulo Figueiredo, Helena Ramos, Leopoldo Calhau, Filipe Ramalho
Especialidades
Oliveira Rodrigues – Remode
Paisagismo
Teresa Rego
Fotografia
Fernando Guerra (FG+SG)
Área Lote
1.788,00 m²
Área Construção
5.186,00 m²
Data
2001-2006