“Há muitas igrejas que não se reconhecem a não ser pelo símbolo distintivo da cruz. Foi o que eu quis absolutamente evitar: Mesmo que haja uma, não será através dela que deveremos saber que estamos perante uma igreja, assim como não e preciso meter um painel de «saida» em frente de uma porta se ela for bem desenhada”
O programa para esta Igreja Católica destinada a uma paroquial rural distribui-se em três edificações de dois andares: Igreja e Capela mortuária, auditório e pátio de catequese e a residência do pároco.
As construções estão organizadas num elogio ao lugar e de modo a criar um espaço cerimonial frente a porta da Igreja. A planta rectangular representa a área da nave (de 30 metros de comprimento) no enfiamento da entrada principal, localizada a Sudoeste. O altar, elevado 45 centímetros acima do pavimento, estende-se sob as arestas convexas da nave, como tecto rebaixado para 5 metros. Na sala, os 400 fiéis são iluminados por três aberturas junto ao tecto, recortadas na grande espessura da parede empenada (a Noroeste e); pelo longo rasgo horizontal na parede (a Sudeste) e por um poço de luz situado atras do altar que simultaneamente ilumina a capela mortuária no andar inferior. O baptistério ocupa o primeiro dos volumes que se projecta do exterior. O segundo volume funciona como entrada de serviço e, através de uma escada, faz a distribuição para o nicho do órgão e para os sinos. Um volume paralelepipédico suplementar configura o lado oposto da nave integrando a extensão do altar, a sacristia, o registo e os confessionários, que são ligados a capela inferior por uma escada.
in Álvaro Siza.Candidatura ao Prémio UIA Gold Medal
Projeto
Igreja Santa Maria de Canaveses
Localização
Marco de Canaveses, Portugal
Arquitetura
Álvaro Siza
Colaboradores
Edite Rosa, Tiago Falcão, Miguel Nery, Rui Castro
Superfície terreno
3477 m2
Data Construção
1990-97
Fotografias
Fernando Guerra