O objeto da intervenção consiste na renovação e ampliação da Livraria ARQUIVO, lugar de referência da dinâmica cultural da cidade de Leiria.
O desafio principal foi mudar a organização do espaço existente e articular com um novo, de modo a manter a identidade do lugar e, ao mesmo tempo, assumir a rutura temporal de um novo desenho para o espaço ampliado. Ou seja, alterar, mantendo a identidade, assim como inovar, mantendo um entendimento com a origem.
Os materiais utilizados são essencialmente as madeiras: a madeira de jatobá como referencia à loja original e o pinho nacional como introdução à loja nova – este, pela adequação ao desenho como pela sustentabilidade ecológica do processo.
A utilização do micro-cimento no pavimento e no revestimento do balcão resulta da vontade de obter uma luz contrastante com a predominância da madeira.
A escolha de uma caixilharia de alumínio pintada a antracite (sable) advém da complexidade e garantia dos sistemas de abertura aplicados, tais como, grandes vãos de guilhotina e de harmónio. Alguns destes perfis foram revestidos com folha de jatobá como link sensorial para a prevalência de madeiras no interior.
https://www.facebook.com/Mube-Arquitectura-203329943189909
https://www.instagram.com/mubearquitectura
https://www.instagram.com/atgraces/
Projeto
Renovação e Expansão da Livraria Arquivo
Localização
Av. dos Combatentes da Grande Guerra 51-53, Leiria, Portugal
Arquitetura
mube arquitectura
Arquitetos
Pedro Lemos Cordeiro (coordenação)
Patrícia Selada com colaboração de Anastasiia Fatenko
Artistas convidados
Nuno Vieira – (instalação de espelhos)
Maria Ana Vasco Costa – (painel azulejo)
Graça Paz – (pintura em tecido)
Engenharia
Certigy
Construtor
Build to Fly, Lda.
Fotografias
Ricardo Graça
Ano
2023