de Eduardo Chillida | Visualização 3D – Desenvolvido internamente como um exercício de R&D para aprofundamento de técnicas de visualização, este projecto é a nossa interpretação da famosa ‘escultura invertida’ imaginada pelo famoso artista plástico basco.
‘Tindaya’ é uma montanha nas Ilhas Canárias que foi o objecto daquele que viria a ser o último trabalho de Chillida, concebido pelo próprio como um ‘Monumento à Tolerância’. Consistia numa caverna de proporções monumentais e geometria regular que deveria ser aberta no interior da montanha – portanto uma visão escultórica ao contrário, mais importante pelo vazio espacial que por uma forma objectual. Uma longa galeria ligaria a encosta exterior a este ‘salão’ majestoso, que seria iluminada somente por dois poços de luz escavados desde o topo da montanha.
A escala e as proporções do espaço interno fariam o visitante sentir-se ‘pequeno’ face à consciência da presença esmagadora da montanha, e convidá-lo-iam a uma reflexão sobre a humildade da condição humana.
Até ao dia de hoje, passadas décadas sobre o conceito original, o projecto nunca chegou a ser levado à construção; isso torna-o num tema muito interessante de ‘trazer à vida’ através da visualização 3D usando o Unreal Engine. Produzimos uma pequena animação 3D, bem como ‘fotos virtuais’ com algumas variações de ambiente, que ilustram a nossa interpretação deste espaço inexistente mas potencialmente marcante.
https://www.facebook.com/virtuvius3D
http://www.virtuvius.pt/galeria.html
https://www.artstation.com/artwork/nEb94E
https://youtu.be/TpGIugIWT1w
Projeto
“Tindaya” de Eduardo Chillida | Visualização 3D
Autor original do Projeto
Eduardo Chillida
Interpretação, modelação e visualização 3D
Carlos Soares Ribeiro
Luís Soares
Software utilizado
Rhinoceros, Unreal Engine 4, Quixel Bridge, Anima
Ano do Projecto original
1996