A habitação unifamiliar Casa Pedroso está inserida num terreno que pertenceu ao Mosteiro de Pedroso, em Vila Nova de Gaia, Portugal. O antigo mosteiro da Ordem de São Bento foi fundado em 867 e após a retirada dos Jesuítas em 1759, a propriedade foi vendida. A igreja do Mosteiro permanece até hoje como igreja matriz de Pedroso.
O terreno é inclinado e abrange dois grandes lotes, concebidos com o objetivo de salvaguardar a vegetação e as árvores existentes.Nos limites do terreno foi colocada uma rede de arame e mantida a topografia do terreno.
No piso superior da habitação, temos a sala de estar e de jantar, a cozinha, e as três suites com quartos de vestir, ao nível do arruamento que permite o acesso ao terreno. No piso inferior, parcialmente enterrado, temos a garagem, a lavandaria, a adega, o quarto de hóspedes, a sala de jogos e a piscina interior aberta para jardim.
A fachada do piso inferior foi revestida com pedra de granito e no pátio central temos acesso através da escada helicoidal ao terraço do piso superior comunica com a sala, a cozinha e os quartos, permitindo abrir estes espaços para o exterior ao nível das copas dos pinheiros.
https://www.instagram.com/raulino_arquitecto/
https://www.facebook.com/profile.php?id=100047610533058
https://josecamposphotographer.com/
Projeto
Casa Pedroso
Localização
Vila Nova de Gaia, Portugal
Arquitetura
Raulino Silva Arquitecto
Arquiteto Responsável
Raulino Silva
Fotografias da Obra
© José Campos
Fotografias da maqueta
© Atelier Raulino Silva
Ano do Projecto
2018/2019
Ano da Obra
2020/2022