
A arquiteta portuguesa Mariana Pestana vai ser a curadora da 5.ª Bienal de Design de Istambul, que terá lugar naquela cidade turca entre os dias 26 de setembro e 8 de novembro de 2020, anunciou a organização. Segundo a Fundação Istambul para a Cultura e as Artes (IKSV, na sigla original), a bienal irá beneficiar em múltiplos aspetos da “abordagem apaixonada” de Mariana Pestana, cujas “reflexões críticas sobre assuntos contemporâneos e questionamentos sobre futuros ficcionais são bastante intrigantes”.
“Acreditamos que ela dedicará toda a sua alma para fazer desta uma edição memorável, e que apreciará a oportunidade de expandir a abordagem colaborativa da Bienal de Design de Istambul”, acrescenta a organização, na sua página da internet. Esta é a primeira vez que uma portuguesa ocupa o cargo de curadora da Bienal de Design de Istambul, sucedendo ao belga Jan Boelen, que comissariou a 4.ª edição.
Mariana Pestana trabalha entre o Porto e Londres e é uma das cofundadoras da The Decorators, uma prática interdisciplinar que faz intervenções colaborativas de caráter público e programas culturais. Os seus interesses pessoais residem na prática social crítica e no papel da ficção em imaginar futuros para uma era marcada pelo progresso tecnológico e por uma crise ecológica.
Anteriormente, Mariana Pestana trabalhou como cocuradora das exposições “O Futuro Começa Aqui”, no Victoria and Albert (V&A) Museum, em Londres (2018), e no ArkDes – Centro Sueco de Arquitetura e Design (2019). Foi também cocuradora da “Eco Visionários: Arte e Arquitetura Após o Antropoceno”, no MAAT (2018), em Lisboa, exposição coletiva que continua a viajar, estando atualmente no Matadero, em Madrid, e prevista para chegar à Royal Academy of Arts, em Londres, em novembro.
A arquiteta portuguesa trabalhou também na Trienal de Arquitetura de Lisboa “Close, Closer”, em 2013, com a mostra “Realidade e outras ficções” e foi ainda curadora da exposição do V&A “This Time Tomorrow”, que levou ao Fórum Económico de Davos. É também curadora da Prática de Ficção, o laboratório de jovens curadores para a Bienal de Design do Porto.
A carreira académica de Mariana Pestana levou-a a lecionar em instituições como a Central Saint Martins, o Chelsea College of Arts e o Royal College of Arts. Tem um doutoramento em Arquitetura pela Bartlett School of Architecture, também de Londres. Iniciada em 2012, a Bienal de Design de Istambul tem como objetivos reunir uma grande diversidade de criadores desta área, fomentando a criatividade e o diálogo entre as comunidades criativa e académica.