Atlético Sporting Clube

A pretensão passou por reabilitar o primeiro piso do edifício do antigo Atlético Sporting Clube em Loulé, conciliando a preservação do património, a manutenção da sua identidade e memória colectiva,  com uma abordagem contemporânea, possibilitando a adaptação a associação cultural, com os actuais requisitos de conforto e flexibilidade pretendidos.

Manteve-se no essencial a orgânica da distribuição dos espaços interiores existentes composta por espaços passantes e introduziram-se elementos pontuais reversíveis e diferenciados pela sua materialidade, em resposta aos novos requisitos funcionais.

No 1ºpiso os elementos introduzidos foram a recepção, bar, instalações sanitárias, biblioteca, camarim e duas escadas de acesso ao segundo piso/sótão. No segundo piso/sótão foram retirados os tectos falsos existentes e aproveitado o pé direito resultante do desvão do telhado e introduzido um novo programa com elementos pontuais como a copa, instalação sanitária e arrumos do backstage.

Para obter iluminação natural nos espaços do segundo piso/sótão foi introduzida uma janela mansarda revestida em zinco. Os terraços a este nível foram recuperados bem como a escada de acesso à cobertura em terraço.

Durante o decorrer da obra foram descobertos uma serie de lanternins que estavam tapados, que foram reabilitados e reposta a sua função original de iluminação natural do espaço de entrada e escada de acesso ao primeiro piso.

No salão principal é constituído por em tecto em madeira trabalhado datado do final do século XIX que foi restaurado, tanto os elementos em madeira com a sua cor original em tons azul e ocre. Todas as portas interiores compostas por duas folhas foram restauradas e reposta a sua cor original ocre.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Atlético Sporting Clube

Localização

R. 5 de Outubro, Loulé, Portugal

Arquitectura

Estudio ODS Arquitectos

Autores
Bruno Oliveira
Marlene dos Santos
Joao Soares

Colaboradores
Edite Borges (coordenação)
Fabio Mendonça
Paulo Coelho

Engenharia
Pro-Gótica; Simergia; Zona Térmica

Construtor
Colbat construções Lda

Fotografia
Estudio Peso Arquitectura

Ano Projeto
2018-2019

Ano Construção
2019-2021

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE