Casa D

Projetada para uma família de cinco pessoas, a casa D esconde a sua complexidade estrutural através da sua simplicidade volumétrica. Grandes caixas pousadas na parte mais elevada do terreno organizam o espaço interior e exterior através da sua disposição e orientação.

Desta forma, a casa abre-se para o exterior através dos espaços gerados entre elas, entre cheios e vazios, ao mesmo tempo que protege o seu interior do que não interessa.

Com uma vista sobre a cidade de Braga, a casa D abre-se sobre a paisagem e orienta-se para sul/poente a partir das áreas de lazer exteriores e interiores. Se, por um lado, as caixas colocadas na horizontal estabelecem uma relação com a envolvente, prolongando os espaços interiores para o exterior, por outro, a entrada é marcada por uma dessas caixas colocada na vertical que nos chama para o seu interior ao mesmo tempo que articula os dois pisos da casa.

Em termos programáticos os espaços foram hierarquizados tendo em conta a sua função. Assim, os espaços privados localizam-se no piso superior e os espaços sociais e de serviço no piso inferior, onde os envidraçados recolhem na sua totalidade para criar um espaço único.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa D

Localização

Braga

Arquitectura

L2C ARQUITETURA

Arquiteto responsável

Luis Cunha

Construtora

JPA CONSTRUTORA

Engenharia

Eng.ª Márcia Cunha

Decoração de interiores

Casa Marques

Marca/Produto
REYENERS – GCS SERRALHARIAS – CAIXILHARIAS, PORTÕES
MCM – MARMORES CENTRAIS DO MINHO – PEDRAS NATURAIS
MENDES E MACEDO CARPINTARIA – CARPINTARIAS
FILIPE BARBOSA LDA – SISTEMAS DE AVAC E PICHELARIA
DURAVIT – SANITARIOS
W2007 – TORNEIRAS RORIZ – TORNEIRAS
MILETO – ILUMINAÇÃO
PAULO RIBEIRO – PISCINA
SIFINOX LDA – REVESTIMENTOS METÁLICOS

 

Fotografias

Ivo Tavares Studio

Área total construída (m2)

900 m2

Ano de conclusão da obra

2022

FOTOGRAFADO POR
PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE