Casa João

A Casa do João é um projeto de renovação de um pequeno edifício localizado numa zona histórica da cidade do Porto chamada Foz Velha, que fica perto da foz do Rio Douro. Trata-se de uma típica construção tradicional Portuense do século XIX de um só piso constituída por paredes de pedra, com uma estrutura de madeira na cobertura revestida a telha de cerâmica e caixilharias em madeira.

 

No edifício funcionava anteriormente uma Padaria que servia a população local, que era maioritariamente constituída por pescadores. O projeto transforma esta antiga padaria de piso térreo numa habitação unifamiliar de dois pisos, distribuindo os espaços sociais no piso inferior e os espaços privados no piso superior. Há ainda um piso intermédio que tem um pequeno pátio que distribui luz natural para o estúdio de música do cliente.

 

A zona social, que compreende a cozinha e o espaço de estar e de jantar, está fisicamente dividido e visualmente unido por uma peça de mobiliário que dá apoio simultaneamente aos dois espaços funcionando como armário de copa e de livros. Esse móvel é acessível por ambos os lados através dos seus vidros de correr. Podemos assim colocar livros numa prateleira e artigos de cozinha noutra num híbrido que se revela funcionalmente interessante. Esta peça tem ainda a qualidade de filtrar a luz natural de uma forma muito subtil.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa João

 

Localização

Foz da Velha, Porto

 

Cliente

João Machado Vaz

 

Arquitetura

Guilherme Machado Vaz

 

Ano
2017
Fotografias
Luís Ferreira Alves
VÍDEOS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Tectum First

Sistema Técnico para Telhados Tectum®-First

MOON

A única placa de comando em cerâmica.