Casa Fermil

Outrora a casa de família de apenas um piso habitável, o piso inferior era o espaço para a adega e os animais, dispunha de três quartos, três salas, uma cozinha e uma instalação sanitária em 90m² de planta. Apesar do número de compartimentos, a sua dimensão e distribuição não satisfaziam os padrões atuais do cliente que viveu naqueles espaços enquanto criança.

Uma estrada nacional de um lado e um vale do outro. A privacidade e conforto acústico foi garantido com a conversão de portas em janelas na fachada voltada para a rua. Na fachada oposta uma nova varanda em estrutura metálica complementa as novas portas, uma por cada quarto. A varanda resulta como um elemento que ‘abraça’ o edifício existente, cuja forma se manteve inalterada por respeito à história da construção, e que resulta da interpretação do que será uma casa de fim-de-semana para família e amigos onde a convivência entre os utilizadores poderá acontecer tanto em espaços comuns como em situações de conversa à varanda.

Enquanto que o piso de entrada serve as zonas privativas, o piso inferior é ocupado por zonas de estar, de refeição e de cozinha. O espaço desimpedido permite dotar a habitação da amplitude que o excesso de compartimentação original não tinha. Esta nova dimensão horizontal é ainda amplificada pelo aumento da dimensão dos vãos que colocam o habitante em relação direta com o exterior e toda a sua envolvência paisagística e vegetal.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa Fermil

Localização
Celorico de Basto, Portugal

Arquitetura
Am-Arqstudio

Tipo de Projeto
Reabilitação

Materiais mais usados
Aproveitamenteo da pedra existente
Alumínios – Navarra
Pavimento piso inferior – Microcimento, Cimentart
Pavimento piso superior – Madeira Riga, Strong Madeiras
Pavimento exterior – Lajetas de pedra, Macel
Cozinha desenhada – Folheado de madeira e tampo Compac
Aparelhagem elétrica – Efapel 45
Sanitários – Sanitana
Torneiras – Bruma

Área bruta
180 m2

Inicio/Conclusão
2017/ Maio 2019

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE