Casa Monsenhor Airosa

A Casa Monsenhor Airosa está integrada num conjunto de três casas de época de Braga, com dois pisos, duas frentes, sendo a fachada principal voltada para a rua Monsenhor Airosa e logradouro com acesso carral.

A casa organizava-se, originalmente, em dois pisos interligados entre si através de uma escada central, estruturante e definidora clara do programa da casa. Tendo a distribuição original como mote de partida, pareceu-nos essencial devolver à casa o que, ao longo das várias transformações e adaptações, se tornou menos claro.

A abordagem ao projecto teve em consideração o trabalho de reabilitação, preservação e reorganização do espaço de acordo com a tipologia-base original. A fachada principal foi restaurada enquanto a fachada posterior foi clarificada, eliminando os volumes que foram sendo acrescentados ao longo do tempo, assumindo-se de novo como uma fachada simples, de linhas suaves, cores neutras, entre o cinza da cor do reboco e o branco das serralharias e caixilharias. Negoceia-se a clareza de leitura da fachada tardoz em contraposição com a fachada tradicional principal.

No seu interior, a escada central, surge como elemento catalisador, assumindo-se com uma dimensão generosa como um elemento gerador de espaço e que, a partir da claraboia ao centro, marca a atmosfera de toda a casa com a luz que se faz sentir no exterior e que é trazida para o centro da habitação.
Esta é uma casa para ser vivida, de contemplação da luz que invade os espaços, marcados, mas não fechados, de refeições lentas, desde a confeção até à refeição, de convívio. É uma casa silenciosamente marcante, através da sua composição e princípios tradicionais.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa Monsenhor Airosa🔗

Localização
Braga, Portugal

Cliente
Privado

Arquitetura
joão nuno macedo, arquitectos 🔗

Arquiteto responsável
João Nuno Macedo

Equipa
João Nuno Macedo
Ricardo Silva
Marta Machado

Construtor
BAC – Engenharia & Construção

Engenharia
BIFLAT – Engenharia

Fotografias
José Campos Photographer 🔗

Área total construída
197m2

Ano
2019-2020

FOTOGRAFADO POR
PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »