A Casa POA desenvolve-se em três níveis escalonados interligados por uma grande escada em madeira que se apoia sobre o perfil natural do terreno. O nível de acesso abriga o escritório e sala de ginástica localizados ao fundo do terreno, além das dependências de serviço e garagem. O pavimento intermediário abriga o setor social (sala de estar, cozinha, jardim, piscina) e duas suítes. O pavimento superior abriga a suíte master.
Nos três pavimentos, a circulação está concentrada entre duas empenas de concreto aparente que evidenciam a materialidade e atmosfera da casa. Os níveis são articulados pela escada em madeira. No nível intermediário, a circulação ganha pé direito duplo e a empena de concreto ganha rasgos que deixam entrever o jardim. A sala pode ser completamente integrada ao jardim com a abertura total das esquadrias piso-teto.
As fachadas norte (tanto a principal quanto a fachada do bloco que abriga as suítes) são protegidas por brises verticais de madeira, que são a continuação dos caibros da estrutura aparente da cobertura. Os brise-soleils em conjunto com a jardineira e as esquadrias de vidro funcionam como filtros para a insolação e garantem privacidade.
https://www.facebook.com/bernardesarq/
https://www.instagram.com/bernardesarq/
http://www.leonardofinotti.com/
Projeto
Localização
Porto Alegre, RS, Brasil
Arquitetura
Interiores
Bernardes Arquitetura
Equipe
Thiago Bernardes, Steven Evans, Izabela Figueiredo, Caroline Tonacci Costa, Aline Bianca, Mariane Graciano, Stephanie Andrade, José Luiz Canal (gerenciamento)
Ar Condicionado
Raul Bessa, Luís Almeida (GreenWatt – Engenheiros Consultores)
Gerenciamento
Canal & Musse
Instalações e Equipamentos Eletrotécnicos
Alexandre Martins (GPIC, Lda.)
Projeto Estrutural
Jorge Nunes da Silva, Jorge Ribeirinho (GOP)
Paisagismo
Isabel Duprat
Luminotécnica
Alexandre Martins, GOP/GPIC
Fotografias
Área do Terreno
407 m²
Área Construída
660 m²
Início do Projeto
2012
Conclusão Construção
2018