A Casa PR insere-se numa zona de espaço residencial em Vale de Santa Cruz, em Coimbra, implantando-se num terreno de forma poligonal, com um relevo acentuado, que prevê a construção de uma habitação unifamiliar com ginásio e piscina.
A localização e orientação geográfica permite que a edificação tenha iluminação natural em todos os alçados, que possuem grandes vãos envidraçados. O desenho da implantação de forma natural, tirando partido dos alinhamentos das preexistentes das moradias vizinhas e fundindo-se num design com uma linguagem moderna, de linhas simples e retilíneas que dialogam entre si conferindo ao projeto uma identidade e personalidade própria.
A arquitetura desta moradia destaca-se pelas suas formas contemporâneas, em que as superfícies de vidro, de grande dimensão, permitem não só a entrada de luz, mas uma privilegiada relação de interior/exterior, em que o espaço interior se torna exterior com a abertura do grandes vãos.
O programa desenvolvido consagra uma habitação de tipologia T3, composta por Cave, Piso Térreo e Piso 1.
Foram consideradas áreas exteriores distintas nesta intervenção, temos assim três áreas de estada exterior, que procuram ser zonas de permanência, zona de solário e piscina infinita, estando à mesma cota um ginásio dotado de sauna e um espaço de refeição, tudo isto direcionando o olhar para uma encosta natural florestal. Uma área pavimentada na entrada do lote, que é acompanhada por arbustos e “linhas” de relva e um percurso ajardinado para a zona de estar exterior.
A organização interior dos espaços internos procurou uma independência articulada entre duas formas de estar na habitação, separando a zona social que se desenvolve em todo o piso térreo da zona mais íntima no piso 1, procurando assim uma maior qualidade “do habitar” desejada.
Pretendeu-se que todos os espaços tivessem comunicação franca e direta com o exterior, assim, todos os compartimentos possuem grandes vãos.
Construtivamente, toda a moradia terá um sistema construtivo tradicional, com estrutura em betão e paredes em tijolo cerâmico térmico é ainda proposto revestida com o sistema ETICS, apontamentos de madeira e pedra.
Foi ainda tida alguma atenção no facto de tornar o edifício sustentável, isto será conseguido através de um consumo de energia parcialmente renovável e controlado, prevendo-se a instalação de uma bomba de calor compatível com os Painéis solares, para que seja possível posteriormente utilizar a energia coletada.
Toda a arquitetura revela preceitos do Movimento Moderno consubstanciados nas linhas puras, nas formas, na funcionalidade dos espaços, nas aberturas amplas para o exterior e nos materiais e superfícies utilizados.
https://www.instagram.com/ad_studio_architecture/
https://www.facebook.com/AD.Studio.architects/
Projeto
Casa PR
Localização
Coimbra, Portugal
Arquitetura
Líder do Projeto
Ana Vale
Equipa
Ana Vale e Luis Moreira
Engenharia
More Building Solutions
Construção
More Building Solutions
Imagens 3D
A+D Studio
Área
576 m²
Ano
2022