Centro de Interpretação Ambiental Evoa

Categorias: Cultura

A proposta para a edificação pretendeu dar resposta aos requisitos programáticos, desenvolvendo uma área museológica, sobretudo de interpretação, relacionada com a observação das aves no seu habitat natural, em paralelo, proporcionando apoio a actividades de investigação e lazer, com instalações sanitárias e de restauração – cafetaria.

A solução arquitectónica tem um carácter contemporâneo, de volumetria simples e orgânica, com uma linguagem plástica que procura a integração com a envolvente, com corpos edificados articulados e interligados por passadiços e plataformas que proporcionam ao visitante uma abordagem gradual do edifício e da paisagem imediata.

A pele do edifício reflecte uma preocupação de integração com a paisagem, recorrendo a um elemento natural que é a madeira no seu aspecto natural, com uma expressão reticulada que nos remete para a imagem dos caniços e das paliçadas. Prevê-se que a exposição ao meio ambiente contribua para a natural modificação da tonalidade da madeira, assemelhando-se cromaticamente à envolvente.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Centro de Interpretação Ambiental Evoa

Localização
Lezíria, Vila Franca de Xira, Portugal

Área total
470,00m2

Área expositiva
157,40m2

Data do projecto
2009 – 2012

Data da obra
2012.04 – 2012.11


Fotografias

Filipa Miguel Ferreira

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Isopan

Apresentamos a Esquadria Perfeita

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.