Escola Secundária de Castêlo da Maia

A intervenção na Escola Secundária de Castêlo da Maia foi realizada no âmbito do programa de Modernização das Escolas de Ensino Secundário, promovido pela empresa pública portuguesa Parque Escolar EPE.

A proposta baseia-se na disposição volumétrica do edificado existente como mote para gerar a nova construção. Partindo dos edifícios escolares existentes, propõe-se uma duplicação da sua estrutura volumétrica, resultando num conjunto com variações altimétricas, onde se alternam áreas construídas com espaços intersticiais. Nestes últimos, vão-se dispondo alguns pátios, zonas verdes e anfiteatros ao ar livre, numa composição que se assemelha a uma malha reticulada em xadrez.

A nova escola remete-nos para a figura de uma aranha, com o corpo central elevado, apoiado nos volumes que se erguem a partir do piso térreo, a funcionar como um corredor de distribuição que se articula com os restantes espaços à cota alta através de um esquema em “espinha”. No piso térreo, o esquema repete-se através de uma duplicação do eixo de circulação superior, dando origem a um corredor central exterior coberto que torna o edifício numa estrutura mais permeável e permite, em simultâneo, distribuir os principais programas de abertura à comunidade: sala polivalente, ala de relações institucionais, biblioteca, clubes, refeitório e área desportiva.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Escola Secundária de Castêlo da Maia🔗

 

Cliente

Parque Escolar EPE

Localização

Maia, Portugal

 

Arquitetura

Carvalho Araújo 🔗

 

Arquiteto Responsável

José Manuel Carvalho Araújo

Equipa

Carvalho Araújo

Emanuel de Sousa

Pedro Mendes

Sandra Ferreira

Leandro Silva

André Torre

 

Fotografias

© NUDO | Hugo Carvalho Araújo

 

 

Ano

2016

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE