Uma moradia unifamiliar, um terreno com 1500 m2, na Trofa. Da rua do Carvalhinho, a norte, a topografia desce
2,4 m para a via confinante a sul, a EN104. A nascente, a cota de solo do confrontante eleva‑se 2 m acima do terreno.
Demolimos a antiga casa agrícola, à face da estrada, feita de muros de pedra mole e barro e com piso em terra batida. Um incómodo urbano.
Mantivemos o poço quadrado em xisto, a velha árvore de fruto e a localização dos antigos acessos ao terreno, opostos frontalmente, a norte e sul. As razões da geometria da proposta estavam dispostas – árvore e poço.
Tentámos um “S”, falhámos.
Seguiu-se um “4”, falhámos novamente.
Emergiu um “H” que ocupa o centro do terreno. As “pernas” enlaçam a árvore, os “braços” envolvem poço.
O “H” configura um pátio social a sul, abrigado das rasantes de luz poente e nascente, resguardado dos ventos predominantes de noroeste. A norte o pátio de entrada. A casa desenvolve-se num piso (como que) esculpido na terra. Um patamar elevado que dá acesso à cobertura ajardinada.
Tem área bruta de construção de 377,38 m2.
O centro do volume (em H) acolhe as funções de maior frequência dos habitantes e atividade diárias: entradas, distribuição, serviço e refeições.
A ala poente está reservada à concentração, ao descanso e aos serviços dependentes: banhos e lavandaria.
A nascente, dois corpos ligados ao volume central desenvolvem-se em sentidos opostos (norte e sul), configuram o resto do “H” e são respetivamente: garagem e sala de estar.
À garagem foi-lhe atribuída a situação mais desfavorável do lote relativamente à exposição solar.
Os muros originais em xisto foram retomados, acrescentados e reconstituídos por imposição paisagística da rua do Carvalhinho.
Projeto
M & M’s h o u s e
Localização
Trofa, Porto, Portugal
Programa
Habitação unifamiliar
Arquitetura
NOARQ – José Carlos Nunes de Oliveira
Arquiteto responsável
José Carlos Nunes de Oliveira
Colaboradores
arqta. Diana Fernandes, arqta. Marlene Maciel, arqta. Renata Santos, arqto. Gonçalo Ferreira
Estruturas
A400 – eng. Francisco Bernardo
Hidráulica e Acústica
A400 – eng. Francisco Bernardo
Eletricidade, Telecomunicações e Segurança
GPIC – eng. Fernando Aires
Gás e AVAC
GET – eng. Raul Bessa
Construção
Pedro Sousa – Sociedade Unipessoal, lda.
Fotografias
João Morgado
Área
337.40 m²
Ano
2015