Restaurante das Lapas

Categorias: Restauração

O conjunto preexistente, constituído por uma casa e um alpendre muito característicos da região, ocupa a posição mais elevada de um terreno que apresenta uma topografia marcada por taludes e socalcos definidos por muros de granito.

A requalificação arquitectónica do conjunto para a restauração pauta-se por uma clara distinção entre o corpo existente que corresponde à reconstrução, e o corpo novo que corresponde à ampliação deste edifício. Apesar de ambos se debruçarem sobre os socalcos, a referida diferenciação é vincada pela orientação e abertura dos vãos, resultando num “L” que emoldura e se abre para a paisagem, definindo ainda uma agradável zona de estar no exterior. Os dois volumes assumidamente distintos albergam o restaurante acessível pela cota mais confortável, de nível com a Rua das Lapas.

O novo volume, materializado numa estrutura de madeira modular, toma como referência a cércea do edifício preexistente de aparelho de pedra granítica, e liga-se ao mesmo através de dois espaços de distribuição paralelos, garantindo uma separação entre o percurso de serviço e o público.

À medida que se distancia da construção existente, a estrutura de madeira destaca-se e eleva-se do terreno sob elegantes pilares de madeira, construindo uma projecção em consola do referido terraço, salvaguardando debaixo de si, numa plataforma sensivelmente ao mesmo nível do terreno, uma área de esplanada mais reservada e sombreada.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Restaurante das Lapas

 

Localização

Vila Meã, Amarante, Portugal

 

Arquitetura

Correia/Ragazzi Arquitectos

 

Arquitetos Responsáveis

Graça Correia

Roberto Ragazzi

 

Colaboradores

Rita Breda, Ilaria Gianola, Maria Abreu, Marcos Moreira

 

Fundações e Estruturas

Omega

 

Instalações de Hidráulica

Omega

 

Instalações Técnicas Especiais

Omegaflow

 

Instalações Elétricas

Omega/ Geberit Produção

 

Área

623.0 m2

 

Ano do projeto

2016

 

Fotografias

Juan Rodriguez

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗖𝗢𝗻𝗩𝗜𝗗𝗮 𝗧𝗼𝗱𝗼𝘀

Uma ação informal por um bom motivo

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.