Categorias: Unifamiliar
Situada em Santarém, Portugal, a Ring House é um retiro de fim de semana para uma família de quatro elementos.
Em termos de conceito, pretendeu-se criar uma habitação com características e acabamentos interiores urbanos, mas que no exterior pela simplicidade se conseguisse integrar no contexto rural e mais tradicional de Santarém. Pensada para ser uma habitação térrea e situada no topo de uma encosta suave, permite um usufruto tranquilo e sereno que decorre da relação privilegiada entre o interior e o exterior.
A Ring House é constituída por três áreas funcionais bem marcadas volumetricamente, uma área Social, uma área de Serviços e uma área Privada. Esta última, que tem um corpo mais longo com orientação Nascente-Poente, funciona como uma barreira para a rua que passa a Norte. Esta barreira permite a criação de uma zona social privada, constituída por um terraço com piscina a Sul. Entre a área Privada (a Norte) e a área Social (a Sul) fica a área de Serviços, que contém a entrada principal da Casa (a Nascente), uma Cozinha, um lavabo e uma área técnica. A organização volumétrica em forma de “L”, permite a separação das áreas exteriores, organizando-as consoante o grau de privacidade desejado à volta da casa.
No lado Nascente da Casa junto à porta de entrada, pelo exterior, criou-se uma área coberta (anel) de acesso à Entrada. Esta, permite o estacionamento automóvel e sendo uma área mais exposta, tem um cariz menos privado. Toda a área a Norte da habitação, funciona como um acesso á Entrada da Casa (a Nascente) e é exposto à rua. A Sul, e visualmente protegido pelo corpo de quartos, está o terraço exterior com a piscina, rebaixado relativamente à cota interior da Casa, onde se procurou com o desnível marcar claramente a separação física entre o interior e exterior, mantendo, todavia, uma forte ligação visual.
Um dos elementos mais marcantes da Arquitectura da casa é o longo “rasgo” longitudinal na fachada Norte, que faz a iluminação zenital do corredor que serve a área privativa da casa.
A Casa R, pode definir-se como tendo uma tipologia T4, que procura conjugar a vontade de uma família que vive em ambiente urbano, com a necessidade, por ela sentida de um maior contacto com o meio rural.
A Casa R, pode definir-se como tendo uma tipologia T4, que procura conjugar a vontade de uma família que vive em ambiente urbano, com a necessidade, por ela sentida de um maior contacto com o meio rural.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Ring House
Cliente
Ana Cristina, Marco Alves
Localização
Santarém, Portugal
Arquitetos
CSAA
Autores
Sofia Saraiva, Vasco Cabral
Área
240.0 m2
Fabricantes
Sanitana, Cortizo, Recer, Revigres, Grohe
Engenharia
Abilio Neves Engenharia e construção, Lda
Construção
JMS Gonçalves, Lda
Ano do projeto
2015
Fotografias
José Campos
FOTOGRAFADO POR
PDFS
Galeria